Academia Brasil-Europa© de Ciência da Cultura e da Ciência Akademie Brasil-Europa© für Kultur- und Wissenschaftswissenschaft
»_português---------»_deutsch---------»_impressum---------»_contato---------»_Brasil-Europa.eu
DR. CALIMÉRIO AUGUSTO SOARES NETTO
Membro da Academia Brasil-Europa de Ciência da Cultura e da Ciência A.B.E., conselheiro do Instituto de Estudos da Cultura Musical do Mundo de Língua Portuguesa (I.S.M.P.S. e.V.). Tem colaborado com vários estudos para a Revista Brasil-Europa/ Correspondência Euro-Brasileira.
Áreas representadas na A.B.E.
Pesquisa musical, em particular organística
Currículo Compositor, Calimerio Soares é natural de São Sebastião do Paraiso-MG (1944), onde iniciou seus estudos musicais, prosseguindo-os no Conservatório Musical de Ribeirão Preto. É graduado em piano e licenciado em música pela Universidade Federal de Uberlândia. Doutor em Música (Composição) pela Universidade de Leeds (Inglaterra), onde estudou com Philip Wilby, David Cooper e Julian Rushton. No Brasil, estudou cravo com Helena Jank, música contemporânea com Paulo Affonso de Moura Ferreira e composição musical com Estércio Marquez Cunha. Especializou-se em órgão nos Estados Unidos, com Mallory Bransford e em cravo no País de Gales, com Andrew Wilson-Dickson. Durante muitos anos, lecionou no Departamento de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia, onde desenvolveu intensa atividade como docente. Ao longo de sua carreira, dirigiu vários conjuntos especializados em música antiga e contemporânea. Presentemente, vem colaborando com a Orquestra Camargo Guarnieri (Orquestra de Cordas) como cravista e organista acompanhador. Dedica-se à composição e à pesquisa musical, tendo vários artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. É membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) e sócio honorário da Associação Pró-Música de Uberlândia.
Suas composições têm sido executadas e gravadas por renomados intérpretes tanto no Brasil como também em vários países da Europa, das Américas, Ásia e Oceania, destacando-se participações na XII Bienal de Música Brasileira Contemporânea (Rio de Janeiro, 1997), no World Music Days/ISCM (Moldávia, 1999), no VII ENCOMPOR (Porto Alegre, 2001), no 4º Encontro de Compositores e Intérpretes Latino Americanos (Belo Horizonte, 2002), na XV Bienal de Música Brasileira Contemporânea (Rio de Janeiro, 2003), no 2nd Annual Festival of New Organ Music (Londres/Inglaterra, 2007) e na XVII Bienal de Música Brasileira Contemporânea (Rio de Janeiro, 2007)
Trabalhos publicados: Artigos Composing Toccata de Roça for solo harpsichord. In: revista Harpsichord & Fortepiano, Volume 12, No. 2, Scout Bottom Farm, West Yorkshire (England), Ruxbury Publications Ltd., Spring 2008: 15-26; Três peças contemporâneas: Uma abordagem estética preliminar. In: revista BRASIL-EUROPA: Correspondência Euro-Brasileira, Academia BRASIL-EUROPA de Ciência da Cultura e da Ciência, número 111 - 2008/1. Reflexões sobre a atividade do organista/compositor/improvisador: Desafios contemporâneos. In: revista BRASIL-EUROPA: Correspondência Euro-Brasileira, Academia BRASIL-EUROPA de Ciência da Cultura e da Ciência, número 108 - 2007/4. The Harpsichord in Brazil. In: revista Harpsichord & Fortepiano, Volume 11, No. 2, Scout Bottom Farm, West Yorkshire (England), Ruxbury Publications Ltd., Spring 2007: 17-19; O Órgão "Arp Schnitger" de 1701 encontrado no Mosteiro Crúzio de São Salvador, Moreira da Maia, Portugal. In: revista BRASIL-EUROPA: Correspondência Euro-Brasileira, Academia BRASIL-EUROPA de Ciência da Cultura e da Ciência, número 105 - 2007/I. The Organs of Brazil Pt 2. In: revista The Organ, Hastings (East Sussex), v. 86, nº 339, February - April 2007: 28-30. The Organs of Brazil. In: revista The Organ, Hastings (East Sussex), v. 85, nº 338, November 2006 - January 2007: 34 & 35. TOCCATA DE ROÇA para Cravo Solo: Uma análise preliminar. In: revista ouvirOUver, número 2, Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia, Departamento de Música e Artes Cênicas, 2006: 99-112. 50 years without Léonce de Saint-Martin, organist of Notre-Dame of Paris. In: revista The Organ, Hastings (East Sussex), v. 82, nº 328, May-July 2004: 14 & 15. The Cavaillé-Coll Organs in Brazil. In: revista The Organ, Hastings (East Sussex), v. 82, nº 323, February-March 2003: 24-26. Tributo a Igor Kipnis. In: revista Caixa Expressiva, Piracicaba, UNIMEP/Associação Brasileira de Organistas, Ano 6, Nº 12, dezembro de 2002: 24. Tributo a Igor Kipnis. In: mundoclasico.com: Diário Internacional de Música Clásica, Espanha, janeiro de 2003. The Cavaillé-Coll Organ in the Parr Hall, Warrington. In: revista The Organ, Hastings (East Sussex), v. 80, nº 320, May-July 2002: 4-6. Beatriz Balzi e o piano latino-americano. In: mundoclasico.com: Diário Internacional de Música Clásica, Espanha, novembro de 2001. Aristide Cavaillé-Coll e o Brasil. In: mundoclasico.com: Diário Internacional de Música Clásica, Espanha, maio de 2001. Artesãos do Cravo no Brasil. In: periódico Caixa Expressiva, Piracicaba, UNIMEP/Associação Brasileira de Organistas, Ano 5, Nº 9, julho de 2001: 18 (primeira parte) e Caixa Expressiva, Piracicaba, UNIMEP/Associação Brasileira de Organistas, Ano 5, Nº 10, dezembro de 2001: 25 (conclusão). Organs of Latin America: A general overview and a reconnaissance (com/with Ton van Eck). In: calendário publicado pela firma Jacques Stinkens - Orgelpijpenmakers B. V. (Zeist-Holanda, 2001): 3 p. O Cravo no Brasil. In: periódico Caixa Expressiva, Piracicaba, UNIMEP/Associação Brasileira de Organistas, Ano 4, Nº 8,dezembro de 2000: 15 & 16. IX Encontro Nacional de Organistas Itu (SP) -1999. In: periódico Caixa Expressiva, Piracicaba, UNIMEP/Associação Brasileira de Organistas, Ano 3, Nº 6, dezembro de 1999: 6 & 7. Política Cultural: Música Erudita. In: Jornal da UFU, Uberlândia, Informativo da Universidade Federal de Uberlândia, Nº 50, janeiro/1999: 4. Os Órgãos de fatura Cavaillé-Coll existentes no Brasil. In: Caderno de Arte, Uberlândia, Departamento de Artes Plásticas/Universidade Federal de Uberlândia, 1998: 15-27. O Órgão, sua Música e os Compositores. In: pediódico Caixa Expressiva, Piracicaba, UNIMEP/Associação Brasileira de Organistas, Ano 2, Nº 4, dezembro de 1998: 7-9. O Órgão, sua Música e os Compositores. In: mundoclasico.com: Diário Internacional de Música Clásica, Espanha, março de 2001. O Órgão Cavaillé-Coll do Parr Hall, Warrington (Inglaterra). In: periódico Caixa Expressiva, Piracicaba, UNIMEP/Associação Brasileira de Organistas, Ano 2, Nº 3, junho de 1998: 7 & 8. Os Órgãos de fatura Cavaillé-Coll existentes no Brasil. In: periódico Caixa Expressiva, Piracicaba, UNIMEP/Associação Brasileira de Organistas, Ano 1, Nº 1 (primeira parte), agosto de 1997: 4 e 5 e Ano 1, Nº 2 (conclusão), dezembro de 1997: 4 & 5. Compondo para Órgão: Uma abordagem técnica. In: revista Em Pauta nº 12/13, Porto Alegre, UFRGS, 1996/97: 143-150. O Grande Órgão Tamburini da Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora de Niterói - RJ. In: revista Correspondência Musicológica, número 13-5, São Paulo, Sociedade Brasileira de Musicologia, 1991: 08-16. Notice sur les orgues Cavaillé-Coll existants au Brésil. In: revista La Flûte Harmonique, número 57/58, Paris, Association Aristide Cavaillé-Coll, 1991: 52-65. O Órgão M.L. de Faveri da Catedral de Santa Terezinha de Uberlândia. In: revista Correspondência Musicológica, número 04-2, São Paulo, Sociedade Brasileira de Musicologia, 1990: 08-12. Os Órgãos Cavaillé-Coll das Igrejas do Senhor Bom Jesús do Brás e São José do Ipiranga na cidade de São Paulo e da Igreja da Ordem Terceira do Carmo - Salvador - Bahia - Brasil. In: Revista Goiana de Artes, vol. 10 número 1, Goiânia, Instituto de Artes da UFG, 1989: 71-93. O Grande Órgão Cavaillé-Coll da Catedral Metropolitana de Campinas, São Paulo, Brasil. In: Revista Goiana de Artes, vol. 5 número 1, Goiânia, Instituto de Artes/UFG, 1984: 15-25. Resenhas: a) Livros: Léonce de Saint-Martin à Notre Dame de Paris - Jean Guérard (ISBN 2-915680-08-6 Les Editions de lOfficine). In: revista The Organ, Hastings (East Sussex), v. 85, nº 335, February-April 2006: 51. Catálogo de Órgãos da Cidade de São Paulo - Dorotéa Kerr (ISBN 85-7419-192-2 Annablume Editora). In: periódico Caixa Expressiva, Piracicaba, UNIMEP/Associação Brasileira de Organistas, Ano 6, Nº 11, julho de 2002: 23; Catálogo de Órgãos da Cidade de São Paulo - Dorotéa Kerr (ISBN 85-7419-192-2 Annablume Editora). In: mundoclasico.com: Diário Internacional de Música Clásica, Espanha, janeiro de 2002. O Mosteiro Cruzio de Moreira: História, Arte e Música - António Maria Mendes Melo (coordenador) et allii (ISBN 972-98578-0-6 Fábrica da Igreja de Moreira da Maia Editora). In: periódico Caixa Expressiva, Piracicaba, UNIMEP/Associação Brasileira de Organistas, Ano 5, Nº 10, dezembro de 2001: 27 & 28; ENCORE 4.1.2 & BAND-IN-A-BOX 10; FINALE 2001; CAKEWALK 9 - André Campos Machado, Luciano V. Lima et allii (ISBN Encore: 85-7194-790-2; Finale: 85-7194-801-1; Cakewalk: 85-7194-807-0 Editora Érika Ltda.). In: periódico Caixa Expressiva, Piracicaba, UNIMEP/Associação Brasileira de Organistas, Ano 5, Nº 10, dezembro de 2001: 27. b) Compact Discs [CDs]: Dark Harpsichord Music - Colin Booth (Harpsichord) - Soundboard SBCD 203 e/and Henry Purcell: The English Orpheus - Colin Booth (Harpsichord & Spinet) - Soundboard SBCD 205. In: revista Harpsichord & Fortepiano, Volume 11, No. 1, Scout Bottom Farm, West Yorkshire (England), Ruxbury Publications Ltd., Autumn 2006: 59; LArt de lImprovisation - Pierre Cochereau (órgão/organ) - Solstice FYCD 059. In: periódico Caixa Expressiva, Piracicaba, UNIMEP/Associação Brasileira de Organistas, Ano 8, Nº 16, dezembro de 2004: 14; Dances with Harpsichords - Elaine Funaro (cravo/harpsichord) - Centaur CRC 2651. In: periódico Caixa Expressiva, Piracicaba, UNIMEP/Associação Brasileira de Organistas, Ano 8, Nº 16, dezembro de 2004: 13; Joyas de la Organeria Castellana - Modest Moreno i Morera (órgão/organ) - Edicións Albert Moraleda CD EAM 0140. In: periódico Caixa Expressiva, Piracicaba, UNIMEP/Associação Brasileira de Organistas, Ano 8, Nº 15, julho de 2004: 12; Léonce de Saint-Martin - Christian Robert (órgão/organ) - Marcal Classics CD MA010902. In: periódico Caixa Expressiva, Piracicaba, UNIMEP/Associação Brasileira de Organistas, Ano 8, Nº 15, julho de 2004: 11; Richard Wagner: Orgeltranskriptionen von E. H. Lemare - Markus Lehnert (órgão/organ) - Motette CD M12671. In: periódico Caixa Expressiva, Piracicaba, UNIMEP/Associação Brasileira de Organistas, Ano 7, Nº 14, dezembro de 2003: 26; Französische Orgelromantik - Peter Planyavsky (órgão/organ) - Psallite CD 60501. In: periódico Caixa Expressiva, Piracicaba, UNIMEP/Associação Brasileira de Organistas, Ano 7, Nº 14, dezembro de 2003: 26; Jorge Sánchez Herrera en Concierto - Jorge S. Herrera (órgão/organ) - CD FNDORG001. In: periódico Caixa Expressiva, Piracicaba, UNIMEP/Associação Brasileira de Organistas, Ano 7, Nº 13, julho de 2003: 20; Majesty in Miniature - Pastor de Lasala (órgão/organ) - MOA CD 002. In: periódico Caixa Expressiva, Piracicaba, UNIMEP/Associação Brasileira de Organistas, Ano 7, Nº 13, julho de 2003: 20; Orgelmusik aus Vier Jahrhunderten - Wolfgang Baumgratz (órgão/organ) - Psallite CD 60451. In: periódico Caixa Expressiva, Piracicaba, UNIMEP/Associação Brasileira de Organistas, Ano 7, Nº 13, julho de 2003: 19; Overture to Orpheus - Elaine Funaro (cravo/harpsichord) Centaur CRC 2517. In: periódico Caixa Expressiva, Piracicaba, UNIMEP/Associação Brasileira de Organistas, Ano 7, Nº 13, julho de 2003: 19; Clavecín Contemporâneo Mexicano - Lídia Guerberof Hahn (cravo/harpsichord). In: periódico Caixa Expressiva, Piracicaba, UNIMEP/Associação Brasileira de Organistas, Ano 6, Nº 12, dezembro de 2002: 29; Werner-Mann Orgeln, Vols. 1 & 2 - Wolfgang Lindner (órgão/organ). In: periódico Caixa Expressiva, Piracicaba, UNIMEP/Associação Brasileira de Organistas, Ano 6, Nº 12, dezembro de 2002: 29; Invocations: Orgelmusik von Wolfgang Lindner - Wolfgang Baumgratz (órgão/organ) - ERES CD 31. In: periódico Caixa Expressiva, Piracicaba, UNIMEP/Associação Brasileira de Organistas, Ano 6, Nº 11, julho de 2002: 29; His first Solo Recordings (1962) - Igor Kipnis (cravo/harpsichord) - VAIA 1185. In: periódico Caixa Expressiva, Piracicaba, UNIMEP/Associação Brasileira de Organistas, Ano 5, Nº 09, julho de 2001: 22; Um Cravo bem Variado, Vol. 2 - Regina Schlochauer (cravo/harpsichord) RSCD 020. In: periódico Caixa Expressiva, Piracicaba, UNIMEP/Associação Brasileira de Organistas, Ano 5, Nº 09, julho de 2001: 22. Participação em bancas examinadoras: Dissertações de mestrado: 1. Participação em banca de Handel Cecilio Pinto da Silva. O ÓRGÃO SETECENTISTA DA IGREJA DO CARMO DE DIAMANTINA: Seus enigmas e sua estreita ligação com o Órgão de Córregos. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas. 2. Participação em banca de Tadeu Moraes Taffarello. MAHLE E KAPLAN: UMA ANÁLISE DE DUAS PEÇAS PARA TROMPETE EM MÚSICA DE CÂMARA. 2004. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas. 3. Participação em banca de Áurea Helena de Jesus Ambiel. RICERCAR A 6 DE JOHANN SEBASTIAN BACH E A SUA ORQUESTRAÇÃO NA FUGA (RICERCATA) A 6 VOCI, POR ANTON WEBERN - A TÉCNICA KLANGFARBENMELODIE E A SERIALIZAÇÃO MOTÍVICO-TÍMBRICA. 2002. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas. 4. Participação em banca de André Campos Machado. FERRAMENTAS PARA MANIPULAÇÃO DE ARQUIVOS MIDI EM LINGUAGEM CLEAN. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia. Teses de doutorado: 1. Participação em banca de Áurea Helena de Jesus Ambiel. LAMENTATIONES JEREMIAE PROPHETAE DE ORLANDO DI LASSO: A APLICAÇÃO DA QUINTA CATEGORIA ANALÍTICA DE JOACHIM BURMEISTER. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas. 2. Participação em banca de Flávio Cardoso de Carvalho. A ÓPERA ABUL, DE ALBERTO NEPOMUCENO, E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O PATRIMÔNIO MUSICAL BRASILEIRO NA PRIMEIRA REPÚBLICA. 2005. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas. 3. Participação em banca de Wellesley Barros Ferreira. UM ALGORITIMO GENÉTICO APLICADO A CORREÇÃO SINTÁTICA DO "CANTUS FIRMUS". 2003. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia. 4. Participação em banca de João Cândido Lima Dovicchi. NOVOS COEFICIENTES WAVELETS BASEADOS EM INTERVALOS MUSICAIS PARA ANÁLISE DE TIMBRES DE INSTRUMENTOS ACÚSTICOS. 1999. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia.