ABE

Academia Brasil-Europa©
de Ciência da Cultura e da Ciência
Akademie Brasil-Europa©
für Kultur- und Wissenschaftswissenschaft

»_português---------»_deutsch---------»_impressum---------»_contato---------»_Brasil-Europa.eu


 

» Academia
» Histórico
» Convite
» Saudações
» Organização
» Cooperações
» Secretariados
» Publicações
» Arquivos
» Eventos
» Cursos
» Projetos
» Revista eletrônica
» Materiais
» Atualidades

UNIVERSIDADE RENANA WILHELM-FRIEDRICH
DE BONN
SEMINÁRIO DE MUSICOLOGIA

PALAVRAS DE SAUDAÇÃO
por ocasião do
CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS EURO-BRASILEIROS 2002

 

Instituições progressistas como a Academia Brasil-Europa ou o Instituto de Estudos da Cultura Musical do Mundo de Língua Portuguesa, instituições, que procuram trazer à consciência os elos entre os continentes e culturas, ou até mesmo criá-los, desenvolvem os seus objetivos já há anos intensamente e com sucesso. De forma particularmente marcante esse trabalho demonstra-se agora ao público internacional com o Congresso de Estudos Euro-Brasileiros 2002, que se realiza em várias cidades e regiões do Brasil pelo encerramento de um triênio de projetos e eventos.

A diversidade dos temas e questionamentos permite que se reconheça o potencial que tem uma musicologia orientada científico-culturalmente, que abandona a sua posição eurocêntrica e que baseia as suas reflexões a priori em conceitos de cunho internacional, não hegemonial de música e de história da música. Além disso, da perspectiva alemã, a primeira parte do congresso mostra particularmente que há aqui correntes de tradições culturais diferençadas que às vezes surpreendem, às vezes são conhecidas, às vezes podem parecer estranhas e que a releitura dessas relações dialéticas entre pesquisadoras e pesquisadores de língua alemã no Brasil e na República Federal promete um diálogo científico gratificante.

Como diretor do Seminário de musicologia da Universidade de Bonn, que procura apoiar essas concepções inovadoras e - em cooperação estreita com o Dr. Antonio Alexandre Bispo - também procura erui-las com os seus estudantes, gostaria de salientar expressamente a dimensão relevante desse congresso para o futuro de nossa disciplina, desejando, nesse sentido, a todos os partipantes daqui um debate instigante e produtivo para os próximos dias.


Bonn, 12 de setembro de 2002

Prof. Dr. Erik Fischer


Aus: A.A.Bispo [Ed.] [Música, Projetos e Perspectivas: Pós-Colonialismo/Identidade Cultural/Imigração; Interações Rural/Tribal; Memória e Futura. Do Congresso Internacional de Estudos Euro-Brasileiros 2002 pelo encerramento dos eventos interdisciplinares do triênio comemorativo dos 500 anos do Brasil]. Musik, Projekte und Perspektiven: Postkolonialismus/Kulturidentät/Immigration; Rural/Tribal; Memoria/Zukuft. Aus dem Internationalen Kongreß Euro-Brasilianischer Studien 2002 zum Abschluß des Trienniums interdisziplinärer Tagungen. Colonia: I.S.M.P.S., 2003.

» página inicial