A.B.E.

Academia Brasil-Europa©
de Ciência da Cultura e da Ciência
Akademie Brasil-Europa©
für Kultur- und Wissenschaftswissenschaft

»_português---------»_deutsch---------»_impressum---------»_contato---------»_Brasil-Europa.eu


 

» Academia
» Histórico
» Convite
» Saudações
» Organização
» Cooperações
» Secretariados
» Publicações
» Arquivos
» Eventos
» Cursos
» Projetos
» Revista eletrônica
» Materiais
» Atualidades
Teatro Municipal SP

TEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO

PALAVRAS DE SAUDAÇÃO DA DIREÇÃO ARTÍSTICA DO TEATRO

à
ACADEMIA BRASIL-EUROPA

por ocasião da sessão solene pelos 450 anos da cidade de São Paulo

 

Gerente do Teatro Municipal SPComo gerente artístico do Teatro Municipal de São Paulo, em nome do Teatro e de sua diretora, professora Lúcia Camargo, desejo expressar a nossa alegria por podermos recebê-los nessa sessão solene de encerramento do Colóquio de Estudos Interculturais da Academia Brasil-Europa no nosso salão nobre.

Este evento é realizado em cooperação com o Instituto Brasileiro de Estudos Musicológicos que, juntamente com a Academia Brasil-Europa, vem realizando já há anos congressos internacionais com o apoio de ministérios.

Como os Senhores certamente sabem, este Teatro Municipal, inaugurado em 1911, não se restringiu na sua história somente a performances no âmbito das esferas da música sinfônica e dramática. Foi sempre antes um importante local de debates e de efervescência de idéias. Para fundamentar essa afirmação, que à primeira vista pode parecer leviana, desejo lembrar apenas da Semana de Arte Moderna de 1922, que lançou as bases do Modernismo musical, intelectual e literário no Brasil, cujas forças até hoje se fazem sentir. Aqui foi também o local onde Mário de Andrade - um dos intelectuais mais iluminados do Brasil de todos os tempos - proferia as suas conferências e aguçava a nossa consciência para os valores culturais literários e musicais do país. Ele foi também o fundador do antigo Departamento de Cultura do Município de São Paulo, a atual Secretaria de Cultura e que é competente por este teatro.

Neste espírito de debate e de efervescência de idéias os recebemos hoje e gostaríamos de pedir-lhes que se sintam em casa no seu trabalho intelectual. Sem mais delongas, dou-lhes mais uma vez as mais cordiais boas vindas e passo a palavra ao Presidente da Academia Brasil-Europa, Prof. Dr. Antonio Alexandre Bispo para o início efetivo dos trabalhos.

(súmula das palavras registradas)