Academia Brasil-Europa© de Ciência da Cultura e da Ciência Akademie Brasil-Europa© für Kultur- und Wissenschaftswissenschaft
»_português---------»_deutsch---------»_impressum---------»_contato---------»_Brasil-Europa.eu
PALAVRAS DE SAUDAÇÃO DO PRESIDENTE DA SOCIEDADE CULTURAL GRAMADO DIETER KLEINE
por ocasião do CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS EURO-BRASILEIROS, 2002 sob a direção de A.A.Bispo
Queremos dar as nossas saudações à Academia Brasil-Europa e a todos os presentes neste congresso.
Para falarmos da Casa da Juventude, primeiramente teremos que mencionar os Centros Culturais 25 de Julho, que são clubes alemães onde se cultiva até hoje a lingua e alguns costumes alemães. Existem espalhados no Brasil, principalmente no Sul, como em Porto Alegre, Panambí, Ijuí, Frederico Westphalen, Coronel Barros, Santa Cruz do Sul, Blumenau, entre outros.
Para se manter o contato com estes centros culturais, promovendo seminarios e encontros foi fundada a Federação dos Centros Culturais 25 de Julho, hoje conhecida pela sigla FECCAB, com sede em Porto Alegre, e que tinha como secretário geral durante 37 anos o Professor Theodor Fritz Kleine, também conhecido como Theo Kleine, meu avô, um idealista que tinha um sonho especial, a construção de uma casa para a formação de lideranças jovens para os centros culturais e a realização de curso e seminários dirigidos para a cultura alemã.
Depois de muitas campanhas e arrecadações, de contatos com a Alemanha, de onde vieram também algumas verbas, e da doação do terreno pela Prefeitura Municipal de Gramado, pelo então Prefeito Arno Michaelsen, foi inaugurada, em 9 de janeiro de 1966, a Casa da Juventude, onde finalmente foi realizado o sonho do Professor Theo Kleine, que também foi o primeiro diretor da instituição, permanecendo no cargo até 1970.
A partir dessa data, a direção da Casa da Juventudo passou às mãos do casal Gerhard Rudolf e Ruth Horst Kleine, meus pais, que batalharam e seguraram firme as rédeas até o ano 2000, em 30 anos de dedicação, de realizações de evntos e de parcerias sólidas. No que depender de mim, esses trabalhos vão continuar dando certo por muitos anos ainda.
Em sua última viagem à Europa, o professor Theo Kleine, depois de visitar suas filhes, seus netos, dentre eles Michael Kleine, meu irmão, que está estudando na Alemanha, veio a falexer no dia 18 de agosto de 1999, na casa de sua filha Karin Rosenbaum, na localidade de Nordwohlde, próximo à cidade de Bremen.
Em maio de 2000, a direção da Casa da Juventude passou para as minhas mãos. Depois de eleitos e oficialmente empossados pelo atual presidente da ACG, Sr. Max Breuel, minha esposa Denise e eu demos início à tarefa de dar continuidade ao trabalho grandioso de meu avô e de meus pais, que tanto se dedicaram e se dedicam pela causa da preservação da nossa identidade cultural.
(súmula do texto gravado)