Academia Brasil-Europa© de Ciência da Cultura e da Ciência Akademie Brasil-Europa© für Kultur- und Wissenschaftswissenschaft
»_português---------»_deutsch---------»_impressum---------»_contato---------»_Brasil-Europa.eu
CIDADE DE DOIS IRMÃOS
PALAVRAS DE SAUDAÇãO DO PREFEITO
JUAREZ STEIN
por ocasião do CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS EUROBRASILEIROS (2002) sob a direção de Antonio Alexandre Bispo
Desde 1999, o projeto CDG desenvolve, na cidade de Dois Irmãos, iniciativas musicais que contribuem para o desenvolvimento da comunidade através do ensino de canto nas escolas, da realização de cursos de especialização de professores e da formação de um repertório original, adaptado à nossa realidade.
No âmbito desse trabalho de criação de novas composições, tivemos a satisfação de ganhar o hino do nosso município e que é muito apreciado pelos nossos cidadãos. Também ganhamos o musical "Natal dos Anjos", que já se tornou tradição nas nossas festas natalinas e que neste ano terá uma série de apresentações. Além disso, salientamos o Cancioneiro "Um Doce de Canção", que contém 24 de 60 cantos compostos especialmente para o quotidiano escolar das 2000 crianças da rêde de ensino de nosso município.
No decorrer desses quatro anos de trabalho e esforços, que foram também, com os seus sacrifícios e vitórias, motivo de alegria para Dois Irmãos, o projeto procurou ser uma imagem do nosso local e de seu povo, procurou refletir o passado, viver o presente e sonhar o futuro. Aqui se pode falar de um heroismo do CDG. Quando constatamos a desconsideração injusta dada à música nos currículos das escolas nas últimas décadas, e pensamos no fato de que as crianças cantam e dançam com prazer, e também o necessitam, quando pensamos o quanto a Educação Musical é importante para um desenvolvimento integral do Homem e da sociedade, então nos alegramos em ver que este trabalho conquistou, com competência, o seu lugar em Dois Irmãos.
Esse projeto de formação músico-pedagógica é naturalmente complexo, pois ele envolve todas as pessoas da cidade, independentemente de raça, credo religioso ou nível intelectual. É necessário segui-lo sistematicamente, de se concentrar para estudá-lo e refleti-lo.
Nesse quadro insero também o Congresso de Estudos Euro-Brasileiros. Esse evento significa para nós e para a nossa região mais do que uma grande honra. A nossa cultura tem raízes européias, mas também o seu modo particular de ser. Precisamos aprende-lo, precisamos falar e refletir a respeito de nós próprios. Este deve ser apenas o início de um empreendimento deste tipo.
Eu me congratulo, por isso, com a Academia Brasil-Europa de Ciência da Cultura e da Ciência e com o Projeto CDG por esta iniciativa. Aqui transmito os meus votos de sucesso a todos os pesquisadores locais e do Exterior que dedicaram tanto tempo à realização do Congresso de Estudos Euro-Brasileiros - Música, Projetos e Perspectivas.