Signo A.B.E.

Academia Brasil-Europa©
de Ciência da Cultura e da Ciência
Akademie Brasil-Europa©
für Kultur- und Wissenschaftswissenschaft

»_português---------»_deutsch---------»_impressum---------»_contato---------»_Brasil-Europa.eu


 

» Academia
» Histórico
» Convite
» Saudações
» Organização
» Cooperações
» Secretariados
» Publicações
» Arquivos
» Eventos
» Cursos
» Projetos
» Revista eletrônica
» Materiais
» Atualidades
Deutsche Welle

SAUDAÇÃO DA DEUTSCHE WELLE

À
ACADEMIA BRASIL-EUROPA

por ocasião do
CONGRESSO INTERNACIONAL
"BRASIL-EUROPA 500 ANOS: MÚSICA E VISÕES"
(1999)

 

Quando o Professor Dr. Antonio Alexandre Bispo me falou pela primeira vez sobre o projeto do congresso "Brasil-Europa 500 Anos ­ Música e Visões", ficou imediatamente claro para mim que a Deutsche Welle tinha de ser a anfitriã desse extraordinário evento cultural. Numa época como a atual, em que promoções culturais de grande importância são tolhidas pelo imperativo de austeridade financeira por parte dos órgãos públicos, era preciso dar o maior apoio possível à Academia Brasil-Europa, a fim de tornar possível a realização do congresso.

A Deutsche Welle é uma entidade independente, regida pelo direito público e financiada por verbas federais alemãs. A sua missão é difundir, através de programas de rádio e televisão em alemão e em idiomas estrangeiros, uma imagem fiel da vida política, econômica e cultural da Alemanha, bem como expor e esclarecer as posições alemãs sobre questões importantes. Recentemente, a Internet tornou-se o terceiro canal de transmissão de informações, utilizado pela DW. Porém, nesta época da globalização em que desaparecem todas as fronteiras da informação, a Deutsche Welle só pode cumprir a sua missão, se mantiver a sua credibilidade e der uma contribuição real ao entendimento entre os povos.

Um primeiro passo nesse sentido foi dado em 1984, com a criação do Prêmio de Literatura para autores do Terceiro Mundo. Isto constitutiu o início do novo papel assumido pela Deutsche Welle, como intermediária de informações no sentido inverso, ou seja, do estrangeiro para a Alemanha. Desde então, procuramos eliminar preconceitos e fomentar a objetividade, mostrando imparcialmente a realidade dos outros países e pondo nossos conhecimentos à disposição dos colegas da Imprensa alemã.

Isso é praticado também em relação ao Brasil. Em 1994, quando o Brasil foi o destaque da Feira do Livro de Frankfurt, a Deutsche Welle não se limitou a fazer uma ampla cobertura jornalística do evento. Aqui mesmo, na sede da Deutsche Welle em Colônia, promovemos dois encontros literários. O maior êxito foi a leitura da própria obra pelo autor Chico Buarque de Holanda, que lotou o enorme auditório da Deutsche Welle. Provavelmente nenhum outro serão literário em Colônia deve ter reunido um público tão grande como esse. Poucos dias depois, a DW promoveu a primeira leitura pública na Alemanha de um autor até então relativamente desconhecido: o bestseller, hoje de renome mundial, Paulo Coelho.

Nos anos seguintes, a Redação Brasileira da Deutsche Welle participou ativamente da organização de diversos eventos culturais, realizados principalmente no eixo Colônia-Bonn. Um dos pontos altos foi a realização, no dia 7 de setembro de 1997, do primeiro concerto do pianista brasileiro José Carlos Cocarelli em Colônia, mais precisamente no auditório da Deutsche Welle, com o co-patrocínio da Embaixada do Brasil. Deste concerto, elogiadíssimo pela crítica, foi produzido um CD da série "DW classics".

Em 1998, promovemos um Studiokonzert dos consagrados artistas Valeska Hadelich (violino) e Ney Salgado (piano), com a apresentação de peças de Almeida Prado, Cláudio Santoro e Heitor Villa-Lobos.

Em maio do corrente ano, pudemos dar prosseguimento ao nosso afã de fomentar os contatos e a compreensão bilateral entre alemães e brasileiros, ajudando a organizar em Bonn a exposição sobre a vida da brasileira Júlia Mann, mãe dos escritores Thomas e Heinrich Mann. A exposição, mostrada anteriormente em São Paulo, Lübeck e Munique, foi trazida a Bonn por iniciativa da Representação Estadual de Schleswig-Holstein, sendo acompanhada de inúmeros eventos culturais paralelos, diretamente ligados ao Brasil.

Foi também no âmbito da exposição Júlia Mann, quando falamos pela primeira vez na possibilidade desta cooperação entre a Academia Brasil-Europa e a Deutsche Welle, para a realização deste congresso "Brasil-Europa 500 Anos ­ Música e Visões".

Em nome do diretor-geral da Deutsche Welle, Dieter Weirich, e de todos os colegas da emissora, desejo aos participantes do congresso muito êxito nos seus trabalhos.

J. A. DE ASSIS MENDONÇA
Chefe da Redação Brasileira

 

(Súmula das palavras proferidas)

De: A.A.Bispo [Ed.] Brasil-Europa 500 Anos: Música e Visões. Relato do Congresso Internacional pelos 500 anos do Descobrimento do Brasil. Colonia, 3 a 7 de setembro de 1999, sob o patrocínio da Embaixada do Brasil. Akademie Brasil-Europa em cooperação com a Deutsche Welle e o Instituto de Estudos da Cultura Musical no Mundo de Língua Portuguesa. Anais de Ciência Musical, ed. H. Hülskath. Colonia: I.S.M.P.S.