Academia Brasil-Europa©
de Ciência da Cultura e da Ciência
Akademie Brasil-Europa©
für Kultur- und Wissenschaftswissenschaft

»_português---------»_deutsch---------»_impressum---------»_contato---------»_Brasil-Europa.eu


 

» Academia
» Histórico
» Convite
» Saudações
» Organização
» Cooperações
» Secretariados
» Publicações
» Arquivos
» Eventos
» Cursos
» Projetos
» Revista eletrônica
» Materiais
» Atualidades
Armas de Joanópolis

JOANÓPOLIS
DR. ARI CARDOSO, PREFEITO

PALAVRAS DE SAUDAÇÃO À
ACADEMIA BRASIL-EUROPA

por ocasião do
CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS EUROBRASILEIROS 2002Bandeira de Joanópolis e do Brasil

Dr. Ari CardosoGostaria em primeiro lugar de cumprimentar o Dr. Antonio Alexandre Bispo, pela iniciativa deste evento da Academia Brasil-Europa.

Em segundo agradecer a todos estes pesquisadores e participantes que viajaram milhares de quilômetros para estarem presentes nesta cidade e não apenas ensinando, mas também estudando e divulgando seus conhecimentos, valorizando a música, a cultura e a arte.

Desejo também cumprimentar os membros das tribos Krahô e Xerente que aqui estão representando suas comunidades e toda a nação indígena, cujo sangue corre nas veias de nós, brasileiros.

Senhoras e senhores,

É com muita satisfação que recebemos em nosso município os participantes deste congresso de estudos euro-brasileiros, principalmente pelo fato de valorizarem a nossa cultura raíz, nossa cultura caipira, nossa cultura folclória, que com a graça de Deus tem se mantido através dos nossos folgazões de São Gonçalo e de sua inabalável fé, de nossos violeiros, nosso grupo caiapós, nossos catireiros e tantos outros que preservam e praticam os costumes do nosso povo e se orgulham de tal feito, orgulham-se do caipirismo e da cultura de nossos antepassados.

Lamento apenas que muitos brasileiros, que poderiam e deveriam valorizar, apoiar, incentivar e participar a cultura do Brasil, deixam-se levar pela cultura de massa, perdendo-se nos meandros da mídia que visa o lucro rápido mais do que a propagação e a valorização da nossa cultura.

Joanópolis, encravada na serra da Mantiqueira, tem a felicidade de manter preservado seu patrimônio folclórico-cultural, apesar de muita coisa ter se perdido, por outro lado o cerno do nosso tronco continua vivo, sendo mantido por pessoas do cunho de João Toledano Sanches, do Sr. Dito Martins, Vicente Pinheiro, Elias do Grupo de Caiapós, e obviamente o sr. João Egidio e seu grupo de São Gonçalo. São essas pessoas e tantas outras, que por devoção, amor e tradição mantém a cultura caipira viva.

É gratificante ver que um grupo de tão conceituados estudiosos se faz presente em nosso município, em nosso país, para falar, estudar e coletar dados sobre muita coisa que acaba passando de forma desapercebida de muitos brasileiros. É gratificante notar que a nossa cultura raíz ainda comove, ainda desperta interesse e vem compor os alicerces do edifício cultural deste planeta...

Mais uma vez parabéns a Vocês pelo trabalho, pela iniciativa, pela defesa da nossa cultura. Em nome da população de Joanópolis o muito obrigado e gostaria de pedir uma salva de palmas a todos Vocês, como uma forma simbólica de dar em cada um o abraço fraternal do nosso povo.

De: A.A.Bispo [Ed.] [Música, Projetos e Perspectivas: Pós-Colonialismo/Identidade Cultural/Imigração; Interações Rural/Tribal; Memória e Futura. Do Congresso Internacional de Estudos Euro-Brasileiros 2002 pelo encerramento dos eventos interdisciplinares do triênio comemorativo dos 500 anos do Brasil]. Musik, Projekte und Perspektiven: Postkolonialismus/Kulturidentät/Immigration; Rural/Tribal; Memoria/Zukuft. Aus dem Internationalen Kongreß Euro-Brasilianischer Studien 2002 zum Abschluß des Trienniums interdisziplinärer Tagungen. Colonia: I.S.M.P.S., 2003.