Academia Brasil-Europa© de Ciência da Cultura e da Ciência Akademie Brasil-Europa© für Kultur- und Wissenschaftswissenschaft
»_português---------»_deutsch---------»_impressum---------»_contato---------»_Brasil-Europa.eu
Programa da
» ACADEMIA BRASIL-EUROPA DE CIÊNCIA DA CULTURA E DA CIÊNCIA « Centro de Estudos Culturais Brasil-Europa, sede européia: Villa Pedro II°, Dieringhauser Str. 66, 51645 Gummersbach República Federal da Alemanha Centro de Estudos Culturais Brasil-Europa, sede de conferências anuais: Estrada dos Carvalhos s/n, CP 30, 12980000 Joanópolis, São Paulo
Estudos transatlânticos O estudo das relações transatlânticas na cultura vem sendo desenvolvido até hoje sob a perspectiva dos elos históricos das antigas colonias com as metrópoles. Para Portugal, quando se trata de estudos transatlânticos, parte-se da época das Descobertas, do "mundo criado pelos portugueses", das antigas colonias portuguesas. Concentra-se a atenção atual na comunidade dos países lusófonos. O universo do Atlântico deu ensejo a concepções e edifícios ideológico-culturais quase que míticos, que marcaram profundamente o desenvolvimento da história do pensamento, da literatura, das artes, dos estudos científicos e das relações internacionais. A reconsideração contextualizada e a releitura político-cultural da literatura correspondente surgem como tarefa e até mesmo como exigência dos atuais estudos culturais em contextos internacionais. Na Alemanha, quando se trata de relações transatlânticas, subentende-se em primeiro lugar que a expressão se refere a vínculos entre o país e os Estados Unidos (em menor escala também o Canadá). Em pronunciamentos, projetos e programas oficiais de fomento de relações transatlânticas não se inclui a América Latina, embora seja especialmente relevante a história da emigração alemã a países do Sul do continente. Tal delimitação na compreensão do contexto transatlântico apenas se justifica sob o pano de fundo do contexto histórico de iniciativas de aproximação da Alemanha aos Estados Unidos no período posterior à Segunda Guerra. Na França, por sua vez, o termo transatlântico possui outras conotações, também aqui determinadas pela história colonial e, sobretudo, pela existência ainda hoje de departamentos franceses do ultramar. De forma similar, poder-se-ia salientar delimitações na compreensão e no uso do termo - que deveria designar uma área abrangente de estudos - no caso de outros países da Europa, seja a Espanha, a Itália ou outros. Perspectivações e mesmo particularismos no estudo cultural das relações transatlânticas podem ser explicadas pelo vir-a-ser histórico e pelas circunstâncias histórico-políticas que marcaram os enfoques bi-laterais. Hoje, sob as novas condições criadas pela integração européia e pelos intuitos integrativos no próprio continente americano, surge como um imperativo tentar desenvolver o estudo de processos culturais transatlânticos na sua abrangência e complexidade de fenômeno histórico amplo.
Estudos interamericanos Também o estudo cultural de contextos interamericanos necessita ser repensado nos seus fundamentos teóricos. Derivado em parte da tradição de um interamericanismo compreendido como movimento, o Interamericanismo apresenta conotações histórico-políticas diversificadas. Os ideais interamericanos já fazem parte da História das Idéias do continente e esta deve ser estudada de forma diferenciada. Assim como com relação aos ideais transatlânticos e ao estudo histórico-cultural de processos transatlânticos, deve-se distinguir entre o Interamericanismo como visão ou ideal e a análise cultural de vínculos, contextos e relações. Entretanto, os processos culturais desencadeados nas Américas e atuante nas diferentes nações americanas não podem ser separados de suas conexões com processos transatlânticos e, talvez em escala menor, transpacíficos. As relações entre os diferentes países não apenas foram basicamente determinadas pelo passado colonial. Elas se transformaram no decorrer dos séculos em estreito relacionamento com acontecimentos europeus, euro-africanos ou americano-africanos. Os estudos euro-brasileiros necessitam superar delimitações de perspectivas derivadas sobretudo de uma tradição da Lusitanística e dos estudos Luso-Brasileiros implantados em alguns centros europeus, muitos deles fundados em questionáveis circunstâncias político-culturais dos anos 30. Nas discussões empreendidas, em ciclos e em seminários promovidos pela ABE, procurou-se detectar e analisar complexos temáticos que permitam o desenvolvimento dos estudos euro-brasileiros sob essa nova perspectiva. Tratando-se de um complexo amplo de mecanismos ativados pela expansão européia, pela cristianização e colonização, os estudos euro-brasileiros não se desenvolvem apenas no Brasil ou na Europa. Várias questões podem ser elucidadas quando se consideram situações culturais em outras regiões do continente americano. Nelas, o estudioso pode perceber similares expressões culturais em configurações diversas, contribuindo para aguçar a sua capacidade de observação e oferecer novas perspectivas para interpretações. Essas contextualizações podem inclusive auxiliar na reconstrução de edifícios culturais e simbólicos apenas analisáveis de modo fragmentado em situações nacionais, pressuposto para estudos sistêmicos.
O papel do Caribe e da América Central Para os estudos euro-brasileiros, apesar de pouco compreensível à primeira vista, é relevante considerar de forma quase que privilegiada processos culturais do Caribe. Poder-se-ia recordar a proximidade da cultura e de modos de vida caribenhos no Norte do Brasil e, sobretudo, da influência do Caribe na música popular. A influência do Caribe em países lusófonos da África deve ser estudada nos seus vínculos com a história política, considerando-se por exemplo a presença cubana em Angola e em outros países na era posterior à Independência. A difusão de expressões culturais do Caribe na África reatualiza, em direção contrária, seculares elos que uniram a África à América de passado colonial.
Considerando ser essa região de diversificada formação histórico-cultural área crucial de encontros e interferências de culturas, a ABE promoveu, de outubro de 2004 a fevereiro de 2005, em cooperação com a Universidade de Colonia, um ciclo de estudos e debates relativos à análise cultural de processos interamericanos e transatlânticos sob a focalização de contextos do Caribe. Com base nos trabalhos já desenvolvidos em eventos anteriores e em ciclos de estudos dedicados ao tema, tratou-se de salientar a necessidade de um estudo conjunto das relações interamericanas e transatlânticas na região, superando-se a perspectiva isolada que se observa nesses ramos de estudos e de ações. Tratou-se, também, de procurar aportes e métodos adequados para a análise cultural desses processos interativos. Sobretudo procurou-se considerar nesse debate a nova situação criada pela ação cultural dos latinos provenientes das diversas esferas culturais da América do Sul e Central nos Estados Unidos.
Estudos de migrantes latinos nos Estados Unidos e no Canadá Nos Estados Unidos, os novos grupos populacionais constituídos por migrantes recentes da América Latina e do Caribe, manifestam a sua presença e o seu significado cultural de forma cada vez mais acentuada. Numerosas associações culturais, grupos de música e dança testemunham o papel das expressões culturais na manutenção dos elos com os países de origem e na conservação da consciência de identidade dos grupos. Constata-se, de forma singular, um interesse por expressões culturais consuetudinárias que não tinha sido muitas vezes sentido nos países natais, de modo que círculos de migrantes latinos se transformaram em centros de cultivo e de transmissão de expressões por vezes já enfraquecidas nas respectivas regiões. Foi muitas vezes a partir de contextos da migração que se processou a difusão mundial de estilos musicais e de dança da América Latina na Europa e a sua internacionalização. Nas circunstâncias multiculturais da migração, com a aproximação de indivíduos de diferentes culturas, unidos pela situação existencial, realizaram-se similaridades e diferenças, surgindo do intercâmbio e interrelacionamento novas expressões. Sobretudo o contacto com a cultura popular norte-americana causou novos desenvolvimentos que testemunham fases integrativas dos migrantes na sociedade estadounidense. A música, também aqui, é meio privilegiado da aproximação de culturas e veículo no processo de transformação de formas de expressão cultural e de identidades. A importância dos latinos na América do Norte fica evidente no desenvolvimento de estilos e rítmos musicais que alcançaram difusão internacional e que repercutiram nos próprios países de origem dos migrantes. O estudo das interações de processos interamericanos e transatlânticos revela-se,assim, como área complexa de análises de processos transformatórios de identidades culturais que não podem ser delimitadas a espaços definidos por fronteiras nacionais. Transformações de identidades e das expressões culturais de migrantes são de significado não apenas para os estudos culturais das nações latinoamericanas e caribenhas envolvidas como também de excepcional importância para os Estados Unidos e para os países europeus.
Estudos de migrantes latinos na Europa Na Europa, historicamente região sobretudo de emigração, constata-se hoje a importância crescente de grupos de imigrantes de diferentes culturas. A discussão concernente à assimilação ou integração de estrangeiros, ao insuficiente domínio de idiomas nacionais com todos os problemas daí resultantes, debates a respeito da integração, assimilação, de "culturas condutoras" e outros conceitos e processos demonstram a atualidade da questão. Embora o debate se concentre em geral no problema do idioma e da religião, reconhece-se cada vez mais intensamente o significado das expressões culturais, da dança, das representações simbólicas e da música nos processos de permanência e de mudança de identidades.
Objetivos do programa Processos Transatlântico-Interamericanos da Academia Brasil-Europa 1) Realizações de sessões interdisciplinares de estudos nos Estados Unidos, na Europa e na América Latina e Caribe com a participação de pesquisadores da cultura e estudantes que se dedicam ao estudo de processos culturais nas diversas regiões, sob particular consideração de questões de integração e de identidade de migrantes e suas repercussões na transformação das expressões culturais e nas normas; 2) ampliação da rêde de pesquisadores da Academia Brasil-Europa com estudiosos voltados para a análise de processos culturais interativos interamericanos e transatlânticos e suas repercussões nas imagens recíprocas, no entendimento mútuo e nas relações internacionais, com o objetivo de desenvolvimento de formas de cooperação mais diferenciadas; 3) realização de eventos científico-culturais multimediais para o fomento da aproximação de diferentes camadas de público dos grupos da migração e da sensibilização de produtores da cultura de todas as esferas para os processos de transformação que estão ocorrendo em ambos os lados do Atlântico e suas possibilidades; 4) publicação dos resultados dos encontros, das análises culturas dos membros da rêde e dos textos e pronunciamentos apresentados durante os eventos, e 5) realização de cursos intensivos de Análise Cultural Transatlântico-interamericana com a finalidade de especialização de estudiosos.
Materiais concernentes ao programa disponibilizados no site da ABE:
Alasca & Brasil. O homem intrépido em situações de rush e a problemática do primado da ação em processos sócio-culturais nas Américas
Caminhos do ouro: Minas e Klondike. Aproximações a paralelos aparentemente impossíveis. Após 10 anos do colóquio de estudos interculturais do ?Caminho do Ouro em Parati nos 450 anos do Rio de Janeiro
Comparando museus ferroviários: Porto Velho e Skagway
Bandas no Brasil e no Alasca. Música da alvorada do progresso sob o signo e pluribus unum em Ketchikan e a marcha ?Aláska do ítalo-brasileiro João Berti
Música e aviação no Brasil e no Alasca. A marcha two-step ?Edu de J. Antão Fernandes. 100 anos do primeiro vôo São Paulo-Rio e da aviação no Alasca
Hallo Dolly! Luz vermelha & síncopes. Prostituição, música, dança, jogo e bebidas em regiões de rush: Club Internacional de Porto Velho, barracões de seringais do Acre e dance halls no Alasca
Cultura/Natureza em relações Norte/Sul das Américas. Florestas húmidas temperadas no Alasca e tropicais do Brasil. Interagency Center, Tongass National Forest, Ketchikan
Sem fronteiras! Fraternidade Ártica e Brasil Transepocalidade do bandeirantismo e Maçonaria em regiões de rush.100 anos de nascimento de Manoel Rodrigues Ferreira (1915-2010), presidente da ?Ordem Nacional dos Bandeirantes e 20 anos de falecimento de Abguar Bastos (1902-1995)
Máscaras da América Latina em Vancouver e os mecanismos de transformação cultural indígena. Museum of Anthropology, University of British Columbia (UBC)
O totem como patrimônio cultural - Totem Heritage Center, Ketchikan
Museus ao ar livre de cultura indígena. O Saxman Villages Totem Park no Alasca
O totem e as ?cidades maravilhosas. Questões paisagismo urbano consideradas no Indian Totem Poles do parque Stanley de Vancouver. Pelos 450 anos do Rio de Janeiro
Europa, Brasil e o Pacífico do Norte na literatura de viagens. G. H. von Langsdorff (1774-1852) em Santa Catarina e no Alasca - University of Alaska
Niagara & Pão de Açúcar. América do Norte e a antiga capital do Brasil em processos político-culturais: a Primeira Guerra Mundial como marco referencial. Ciclos de estudos no Canadá e nos EUA pelos 450 anos do Rio de Janeiro
O Pão de Açúcar e a imagem do Brasil nas suas inserções em contextos políticos internacionais. Alemanha/Brasil no Caminho Aéreo e Whirlpool Aero Car no Niagara
Toronto - cidade da ?Casa Loma de Sir Henry Pellat (1859-1939) e o Rio de Janeiro. Empreendimentos canadenses no Brasil no seu contexto cultural. Heitor Villa-Lobos (1897-1959) em concerto na Casa Loma 2015
Rio de Janeiro ?cidade-luz. Light & Power Company Ltda. e metáforas de luz. O projeto hidroelétrico das Niagara Falls nas suas consequências para o Brasil
Bondes do Rio. The Rio de Janeiro Tramway, Light & Power Company em Toronto e o sistema da Carioca Retomando reflexões em Santa Teresa. Pela reintrodução de bondes na Av. Rio Branco
A dança e a natureza do Rio. Percepção do belo e a expressão do ser como se é na libertação do corpo. Lembrando Maud Allan (1873-1956) na Church Village de Toronto
Brasil em Toronto - memória musical. Marcos históricos da música nas relações Canadá/Brasil
BRAZAM: Brazilian American: The Business Builder of Brazil. American Legion Dance e a Orquestra de Jazz de Paul Whitemann no Hotel Gloria
Por detrás dos bastidores: Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Empresariado em relações político-culturais internacionais: Walter Mocchi (1870-1955), Emma Carelli (1877-1928) Claudia Muzio (1889-1936) e a empresa Ottavio Scotto
Presença do Brasil em comunidades teuto-canadenses de Ontário. Mabel Emilie Krug (1902-1984) e a música em Berlin/Kitchener
Creolofonia, Creolidade,Creolismo. A internacionalização dos estudos creolos nas suas dimensões políticas francofones e o Brasil. Da lingua ao estudo de processos culturais - uma proposta de reorientação.Visita da A.B.E. ao Lenstiti Kreol Enternational
Águas do Atlântico, do Índico e Maria. Notre Dame de Flots em Ambatoloak e Nossa Senhora de Copacabana. Na festa de 2 de fevereiro na igreja de Na. Sra. de Lourdes dos Missionnaires Oblats de Marie Immaculée em Tamoasina
O Rio de Janeiro, a música no Brasil e nos Estados Unidos. Evolucionismo e americanismo nas relações Europa/Novo Mundo. Manuel de Oliveira Lima (1867-1928) e George Theodore Sonneck (1873-1928)
União da Vitória (PR)/Porto União (SC). Ultrapassando fronteiras em diferentes acepções: o vau do Iguaçú. Católicos poloneses e ucranianos sob assistência de Franciscanos alemães e a exemplaridade de Santa Rosa de Lima (1586-1617). Dando continuidade a reflexões em Danzig/Gdansk (2013)
Cultura e música no Seminário Episcopal de Angra do Heroísmo em época de crescente influência norte-americana e mudanças sócio-culturais nos Açores. Um plano para a Vila da Praia da Vitória: "A música a serviço da cultura e educação dum povo" (1961)
O Instituto Cultural dos Açores de Ponta Delgada e as primeiras Semanas de Estudos dos Açores. Um açoriano no Pontificio Istituto di Musica Sacra (Roma) nos anos marcados pelo Concílio Vaticano II e pelo fim do império colonial português
À luz de Danzig/Gdansk: o Brasil em explorações de contextos submersos da história européia. A esfera do Mar do Leste e Montanhas da Europa Central em elos com o Atlântico (Projeto Âmbar). Encerramento de trabalhos da A.B.E. de 2013
Béziers e Naurouze. O Canal du Midi - Canal dos Dois Mares - e a divisão das águas ao Mediterrâneo e ao Atlântico no seu significado histórico, na sua emblemática e nos seus sentidos atuais
"Como o homem é pequeno perante a grandiosidade dessa natureza!". Reflexões prussianas sobre as relações Natureza/Homem na América do Sul sob o impacto do tratamento concedido a Pedro II°
De Windhoek a Blumenau. Karl Alexander Wettstein no Sudoeste da África Alemão (Namíbia) e em Santa Catarina. Pressupostos de sua dissertação referente ao Brasil (Heidelberg, 1907)
Estudos empíricos de colonias alemãs no Espírito Santo e a Demodinâmica na Economia Empírica de Conjunturas na Alemanha
Povoamentos e depovoamentos, colonização alemã e de-integração indígena no Espírito Santo no campo de tensões religioso-culturais entre colonos de Santa Isabel e açorianos de Viana
Claridade! Cabo Verde e Brasil: significados e dimensões de relações nos estudos de processos culturais em contextos globais - Estudos Culturais e Ciências da Educação
Ribeira Grande de Santiago - de valores imateriais na pobreza do material. Questões de concepção de patrimônio cultural e arquitetônico em contextos históricos transatlânticos marcados pelos problemas da escravidão e degradação ambiental
Nossa Senhora do Rosário de Ribeira Grande. De confraria do Rosário dos Homens Pretos de Lisboa à África e ao Brasil. Monumento da história cultural de africanos cristianizados
A cidade com o nome D. Rodrigo de Souza Coutinho (1755-1812). De tentativa inter-atlântica de povoamento da ilha de S. Vicente com madeirenses e açorianos à colonização inter-insular em centralização comercial com a metrópole
Leopoldina: a cidade com o nome da Primeira Imperatriz do Brasil em Cabo Verde à luz da presença da Áustria na política científico-cultural na esfera atlântica à época da Restauração
Mindelo: a cidade designada segundo ato histórico de D. Pedro I°/IV° e o Liberalismo britânico nas suas repercussões arquitetônicas na esfera colonial portuguesa no Atlântico
Brasil/Alemanha nas relações entre a Europa e América Latina sob o signo da Cumbre Unión Europea-CELAC 2013. Revendo fontes e concepções pelos 30 anos do I° simpósio internacional de renovação dos estudos da emigração alemã às Américas. Diálogos de Berlin-Charlottenburg
Há 100 anos - Viagem da Marinha de Guerra do Império Alemão ao Atlântico e Pacífico como marco final de uma era em anos de simpatia pelo militarismo alemão do Marechal Hermes da Fonseca (1855-1923)
Da liberação do Amazonas à navegação comercial na sua recepção na Alemanha do século XIX
Do espírito nacional de corps estudantis em aristocratismo diplomático à política de conselheiros militares e representantes da indústria de armas
Noruega/Brasil. Luzes nórdicas e sol da meia-noite: o Norte na concepção do mundo geo- e logocêntrica e análises de reordenações nacionalistas do edifício cultural em relações Noruega-Brasil a serviço de uma abertura de visões
O Cabo Norte como objeto de Estudos Culturais. O fascínio da viagem à terra do Norte como fenômeno internacional e elos da pesquisa nórdica com a história científica do Brasil. August Christoph Carl Vogt (1817-1895) e Louis Agassiz (1807-1873)
A presença do Brasil no Cabo Norte: O Cristo Redentor do Rio de Janeiro na expressão infantil da visão do mundo logocêntrica The Children of the Earth Prize
As aldeias de pescadores mais a Norte do globo na elucidação de elos comerciais internacionais e obscuros costumes alimentares. Os caminhos do bacalhau à Itália, a Portugal e ao Brasil e a imagem do Piscis Australis
Emigração norueguesa ao continente americano e a Leitura como causa. A "febre americana" na Noruega e o Brasil: envio de obra científica a Pedro II°
Horst Missfeldt (Schleswig-Holstein). O Caminho ao Brasil da família Missfeld e "Recordações da Floresta do Brasil" de Willi Misfeld (ca. 1935)
Anna Margarida Brochner Misfeldt. Hans Brøchner Misfeldt (1919-1995). Pesquisas genealogico-culturais
Emmarentia Anna Peter Van der Hoeven (1836-1865): o cultivo da música na tradição da burguesia comercial de Rotterdam em Batavia nas suas repercussões na China em época de revitalização do comércio das Índias Orientais Holandesas
Judeus na internacionalização e profissionalização da vida musical em centros comerciais da Europa, das Américas e da China. O discípulo de Ignaz Moscheles (1794-1870) Rod Sipp, o D. Quixote do piano
Heroísmo e sentimento, patriotismo e internacionalidade: o papel da Polonia. Chopin em Manchester e na China e o acariciar teclas de Anton de Kontski (1817-1899): O Despertar do Leão e a Marcha a Camões
Migrações a centros de comércio e mudanças de práticas tradicionais. Cavalgadas do Divino de zonas rurais inglesas à música de banda em Manchester e na integração de portugueses no universo britânico de Hong Kong
Découvrez des richesses Historiques. Problemas historiográficos dos estudos culturais em mundos descobertos pelos europeus: Nova Caledonia e Amapá pelos 200 anos de Louis-Marie-François Tardy de Montravel (1811-1864)
A Academia Româna e a diplomacia cultural nas relações entre a Romênia, a França e o Brasil. Vasile Alexandrescu-Urechia (1834-1901), Louis Léon Prunol de Rosny (1837-1914) e Pedro II°
A cultura e a universidade em situações multidiomáticas e pluriconfessionais: complexos teuto-romeno-húngaros na Transilvânia nas suas relações com o mundo latino
George Enesco - elos e paralelos com o Brasil. Pelos seus 130 anos
Atualidade e perspectivas dos estudos culturais da imigração: o complexo multinacional austro-húngaro e o presente marcado pela globalização
O Selvagem de Johann Gottfried Seume (1763-1810) - da experiência na América à imagem do indígena de sentimentos nobres
O nacional na música nos seus elos com processos políticos culturais na Europa Central II. Antonin Dvórak (1841-1904): posição no cenário político da Dupla Monarquia
A visão do indígena nas transformações político-culturais da Europa Central: a época socialista da Tchecoslováquia - Vacláv Solc (1919-1995) e a recepção de Lewis Henry Morgen (1818-1881) no Marxismo
O descobrimento nórdico da América da saga como monumento histórico no contexto político islandês e na moldura da catedral dos salmos
A recepção do Nórdico no Brasil e a crítica islandesa à apropriação e instrumentalização das antigas narrativas no passado nacional e nacionalsocialista alemão
"Um eremita compenetrado que se eleva do mar entre a Europa e a América". Imagem da Islândia nas artes plásticas e o papel da cultura nas relações internacionais e na diplomacia
A separação da Europa e da América no solo islandês e imagens narradas de povo que atravessou o mar. O Alpingi e a pedra da lei como fundamentos da identidade nacional
As desaparecidas Sete Quedas e as quedas douradas de Gulfoss. Um exemplo da Islândia para o Brasil: Sigrí?ur Tómasdóttir (1874-1957)
O oceano na vida dos islandeses e elos inter-atlânticos. O canto religioso na vida doméstica de comunidades marcadas pelo mar
Egfried Schreiber. Louis W. Ballard Biculturalidade e o Moderno
Relações culturais Brasil/Estados-Unidos nos seus elos com desenvolvimentos europeus: momentos de um século marcado por duas guerras mundiais
O "Americanismo" e a americanização à luz de processos de transformação de identidades em contextos imigratórios e de recepção político-cultural na França e na Santa Sé. 2010: 200 anos de Leão XIII (1810-1903)
A expedição do Presidente Theodore Roosevelt (1858-1919) ao Brasil nas suas relações com o debate sôbre o "americanismo" - Evolution and Dogma de John Augustine Zahm CSC (1851-1921)
Pontes na história econômica e cultural em relações Brasil/Estados Unidos/Europa: José Carlos Rodrigues (1844-1923) e o Jornal do Commercio. 100 anos da doação da Coleção Benedicto Ottoni à Biblioteca Nacional e 200 anos de Cristiano Benedicto Ottoni (1811-1896)
"Music, Money, and Happiness" - Success in music and how it is won. Henry Theophilus Finck (1854-1926) e a música brasileira "em tom épico à Liszt" no "fazer América". Pelo Ano Liszt 2011
Percy Grainger (1882-1961), identidade anglo-saxã, o Nórdico e a Americanidade na imigração - a posição do Brasil. 50 anos da morte de Percy Grainger
John Singer Sargent (1856-1925) e George Copeland Jr. (1882-1971): a cultura gay na valorização da latinidade na França e nos EUA
Management, marketing e nobilitações. Pianos Steinway, Aeolian Hall e o début de Guiomar Novaes (1895-1979) em Nova York em 1915
"Diplomacia cultural": Ignacy Jan Paderewski (1860-1941) e a "Paderewska dos Pampas" segundo James Huneker (1860-1921). Chopinismo brasileiro em benefício ao Polish Victims Relief Fund
A mulher nas relações culturais Brasil/Estados Unidos I. "Romantismo sem romances" em Nova York: The Misses Masters' School e o Ladies'Morning Musical Club. O Il neige de Henrique Oswald (1852-1931) no Ritz-Carlton Hotel (1916)
Habere et Dispertire. Beneficiência e neo-patriotismo de artistas no Exterior. Recitais brasileiros a favor da juventude negra e da The New York Diet Kitchen Association (1917). 2010-1860: 150 anos de Edward A. MacDowell (1860-1908)
Presença hebraica em processos de difusão cultural e promoção artística nos Estados Unidos e a participação brasileira no The World-Famous Artists' Series de Joseph A. Furstman
O Brasil nos "anos dourados" de Nova York I. Liszt no recital/marco de 1920 no contexto da vida musical cosmopolita do após-Guerra I. Ano Liszt 2011
O Brasil nos "anos dourados" de Nova York II. A moda e a transformação auto-encenatória de artistas a caminho do sucesso: uma brasileira representando a cultura francesa
O Brasil nos "anos dourados" de Nova York III. Projeção de individualidades, popularidade, popular songs e songwriters
O Brasil nos "anos dourados" de Nova York IV. Comércio de instrumentos e mercado de gravações na vida musical: Guiomar Novaes e a Pianola Duo-Art
A mulher nas relações culturais Brasil/Estados Unidos II. Em anos de depressão: a distinção da beneficiência. Choro N°5 de Camargo Guarnieri (1907-1993) e aura de Liszt no Bagby Morning Musical, Waldorf Astoria. Ano Liszt 2011
"We Have Always Had Competition From Germany". Análises americanas das relações comerciais com a América Latina nos anos 30 e suas consequências culturais
A mulher nas relações culturais Brasil/Estados Unidos III. Dorothy Quick (1900-1962) e o "simpatético" com círculos femininos de refinamento estético de East Hampton
Brazilian Information Bureau nas suas relações com o American Brazilian Association e a American Coffee Corporation - movimento brasileiro à época da visita da filha de Getúlio Vargas aos EUA. 50 anos de morte de Vera Kelsey (1891-1961)
Imprensa, rádio e cinema nas relações Brasil/Estados Unidos à época da Segunda Guerra. Relendo o Boletim Linotípico após 70 anos
A mulher nas relações culturais Brasil/Estados Unidos IV: a força da bi-culturalidade em tempos de guerra: intercâmbio cultural particular a favor da fraternidade americano-brasileira -o "Prêmio Guiomar Novaes" e Olga Samaroff-Stokowsky (1880-1948)
A mulher nas relações culturais Brasil/Estados Unidos V. Memento no Carnegie Hall ao homem que permanceu obscurecido: Octavio Pinto - motor de relações Brasil/Estados Unidos
Do Brasil no panorama mundial da música no após-Guerra. Releitura de apreciações: da perspectiva americana a leitores americanos. 70 anos: Eugene Szenkar (1891-1977) e a Orquestra Sinfônica Brasileira
UCLA, University of California, Los Angeles. Da universidade na sua inserção em processos culturais transatlânticos V: A imigração de artistas e intelectuais judeus aos EUA nos anos 30 e a presença do Brasil na vida musical da Califórnia. Otto Klemperer (1885-1973), Ernest Bloch (1880-1959) e Guiomar Novaes (1895-1979)
35 anos em New York: Maria e Sérgio Pereira
Canadá, Estados Unidos, Europa e Brasil: relações franco-britânicas em processos transatlânticos e interamericanos. Ciclo "Indian Summer" pelos 300 anos da ida ao Canadá de Joseph-François Lafitau (1681-1746), fundador dos estudos culturais comparados
Maritime Museum of the Atlantic e Fisherman's Monument. Do descobrimento do Canadá pelos portugueses - "Terra do Labrador" e "Terra dos Bacalhaus"
Tradicionalismo escocês no continente americano e elos comuns com o mundo de formação portuguesa. Sentido músico-antropológico da gaita de foles
Monumentos e leitura de expressões arquitetônicas do loyalism na história britânica das Américas
Jardins, bandas e coretos na vida urbana em seus elos com a Escócia, a Irlanda e a Inglaterra. Pelo The Canadien Naval Centennial 2010
Monumentos e murais: consciência histórica, trompe-l'oeil e multiculturalismo canadense. O africano-português Mathieu da Costa em construções históricas
Da imagem do indígena na histórica cultural e a sua consideração por F.-J. Lafitau
Paisagismo e identidade em situações interculturais franco-inglesas e suas relações com a imagem do homem no paradigma de Joana dArc
Mar e rios nos estudos culturais Canadá/Brasil: tradições imagológicas comuns no exemplo de Notre-Dame-de-Bon-Secours
Luz e cores no Gótico da Sainte Chapelle de Paris na arquitetura de orientação sulpiciana no continente americano
Do ultramontanismo e da arquitetura da unidade com Roma no Catolicismo político: D.Ignace Bourget (1799-1885) versus l'Institut Canadien
A experiência atlântica da imigração e imagens da salvação das águas na existência: a tradição irlandesa nas Américas
História cultural do comércio e dos transportes entre o Canadá e o Brasil. Pedro II° e círculos britânicos na América do Norte: Dugald MacDonald (1838-1918) e William Darley-Bentley (1840-1888?)
O sonho na cultura européia e o visionário na América. Pela canonização (2010) de André Bessette CSC (1845-1937)
Reflexões sôbre J,-F. Lafitau I: O mundo de sonhos dos indígenas e o enxergar o sonho dos outros pelos pajés
Reflexões sobre J.-F. Lafitau II: Conhecimentos nascidos da experiência, dos estudos históricos e o auto-aperfeiçoamento do pesquisador no contato com diferentes povos - a imagem de Ulisses
Triangulações mercantís e cultura, comércio de escravos e discurso de liberdade. Paradoxias no estudo de processos transatlântico-interamericanos
O Brasil nas coleções do Peabody Museum de Harvard: Louis Agassiz (1807-1873). Questões de continuidade à luz da exposição "Storied Walls"
Do Boston Athenaeum ao Black Heritage Trail como Freedom Trail da história africano-americana. A New England nos estudos culturais do abolicionismo nas Américas
Bar Harbor. Acadia National Park, Maine. Amazonas e Arcádia: Cultura/Natureza em associações mitológicas do Humanismo no continente americano e o seu significado para a história de parques nacionais e do paisagismo
Bar Harbor. The Abbe Museum I. A serviço da celebração do patrimônio nativo: ciclos, circularidades e o esférico no universo indígena em reflexões brasileiras e norte-americanas
Bar Harbor. The Abbe Museum II. Estereotipos como problema do movimento pan-indígena, expressões de patriotismo estadounidense e emblemática de nações indígenas
Harvard University, Boston. Da universidade na sua inserção em processos culturais transatlânticos I: "Veritas" - Do puritanismo colonial à auto-afirmação, à educação e à política científica
Université Laval, Québec. Da universidade na sua inserção em processos culturais transatlânticos II. História cultural universitária de expressão francofone no Canadá na tradição de François Laval de Montemorency (1623-1708)
Université du Québec à Montréal (UQAM). Da universidade na sua inserção em processos culturais transatlânticos III. Collège Sainte-Marie: restauração jesuítica no século XIX e seu significado para o ensino, a pesquisa e as artes - a Virgem Negra no Canadá
McGill University, Montréal. Da universidade na sua inserção em processos culturais transatlânticos IV. História cultural universitária de expressão anglofone no Canadá
Problemas teóricos dos estudos lusológicos em situações de perda da lusofonia: prioridade da língua? Memória, continuidades e transformações culturais
Bandeira e Coroa do Espírito Santo em Honolulu: a linguagem visual na manutenção de elos de identidade e na diferenciação cultural. Expressões açorianas no Pacífico e no Brasil
Romantismo musical e Criolismo no Havaí à luz de Indiana: romance de George Sand (1804-1876) e valsa de Gatien Marcaillou (1807-1855) - e dos Ojos Criollos de Louis Moreau Gottschalk (1829-1869)
"Sentem a falta de mim em casa?" O canto sentimental norte-americano à época da Civil War e o papel de missionários na sentimentalidade musical havaiana. Dos pressupostos da receptividade do sentimentalismo musical português
Congregacionalismo na mudança cultural do Havai: Honolulu Kawaiaho'o Church: "Westminster Abbey of Pacific" sob Kamehameha III° (1814-1854) e seu significado para os estudos brasileiros
O Neo-gótico português e o Gothic Revival no Havaí. Anglicanismo e significado histórico cultural do campo de tensões Congregacionalismo/episcopalismo nas suas relações com tendências norteamericanas e pró-britânicas. A Catedral St. Andrew: monumento arquitetônico e centro de cultura musical
Imigrantes do Atlântico português à época do apogeu cultural da monarquia havaiana sob Kalakaua (1836-1891) e Kapiolani (1834-1899): progresso e tradição
A música de banda no Havaí nos seus elos com o Império Alemão e com a imigração portuguesa. Significado para a pesquisa da banda de música no Brasil
Ukelele, Machete, Cavaquinho. Transformações inter-e transculturais da guitarra e instrumentos afins no Havaí e dimensões globais de sua difusão
Aloha Oe: Liliuokalani (1838-1917) - companheira de destino da Princesa Isabel (1846-1921) - , Victoria Ka'iulani (1875-1899) e a relevância da cultura poético-musical na monarquia havaiana
Imigrantes portugueses e seus descendentes no processo de americanização e a sua dimensão doutrinária no mormonismo: o Centro Cultural da Polinésia e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
"Sempre em frente!" Cultura Física e o "Triunfo da Vontade": Turismo esportivo-cultural na difusão de visões do mundo. Siegfried Schütze: De "corcel de aço" (bicicleta) pela América do Sul - I. Uruguai e Paraguai
"Sempre em frente!" Cultura Física e o "Triunfo da Vontade": Turismo esportivo-cultural na difusão de visões do mundo. Siegfried Schütze: De "corcel de aço" (bicicleta) pela América do Sul - II. Brasil
"Sempre em frente!" Cultura Física e o "Triunfo da Vontade": Turismo esportivo-cultural na difusão de visões do mundo. Siegfried Schütze: De "corcel de aço" (bicicleta) pela América do Sul - III. Argentina
"Sempre em frente!" Cultura Física e o "Triunfo da Vontade": Turismo esportivo-cultural na difusão de visões do mundo. Siegfried Schütze: De "corcel de aço" (bicicleta) pela América do Sul - IV. Chile I
"Sempre em frente!" Cultura Física e o "Triunfo da Vontade": Turismo esportivo-cultural na difusão de visões do mundo. Siegfried Schütze: De "corcel de aço" (bicicleta) pela América do Sul - V. Chile II
"Sempre em frente!" Cultura Física e o "Triunfo da Vontade": Turismo esportivo-cultural na difusão de visões do mundo. Siegfried Schütze: De "corcel de aço" (bicicleta) pela América do Sul - VI. Bolivia
"Sempre em frente!" Cultura Física e o "Triunfo da Vontade": Turismo esportivo-cultural na difusão de visões do mundo. Siegfried Schütze: De "corcel de aço" (bicicleta) pela América do Sul - VII. Peru
Santa Maria de Huatulco. A Imperatriz Eugénie segundo Clara Tschudi (1856-1945) e a "raça latina". Problemas de identidade internos europeus e euro-latinoamericanos nas relações França-México-Brasil
Santa Cruz de Huatulco. A Primeira Missa nas Américas e a Primeira Missa no Brasil. Pharamond Blanchard (1805-1873) e Victor Meirelles de Lima (1832-1903)
Sydney/Melbourne. "Ordem e Progresso" no Brasil e na esfera britânica. Análise de concepções éticas de fins do século XIX em contextos internacionais. 150 anos de Samuel Alexander (1859-1938)
Bunbury, Perth, Hobart. Consequências culturais da Primeira Guerra em contextos globais - Intensificação da influência cultural francesa no Hemisfério Sul
Sydney. Relações pacífico-atlânticas numa História das Artes em contextos globais I: Conrad Martens (1801-1878)
Relações pacífico-atlânticas numa História das Artes em contextos globais II: Augustus Earle (1793-1838)
O Naturalista em contextos transcontinentais no século XIX: Thomas Belt (1832-1878) "...the contemplation of nature...is one of the great sources of happiness"
Relações Atlântico-Pacífico nos estudos culturais euro-brasileiros
Museu Nacional de Costa Rica. Pré-História, arqueologia e atualidade dos estudos indígenas. Situações na Costa Rica e no Brasil
Panamá-Brasil-Europa em estudos de processos e relações culturais. Aproximações
Escândalo do Panamá, crise financeira e reorientação geo-político-cultural nas Américas - Da França aos EUA e contextos judaicos
Percursos interoceânicos e o vale do Amazonas. Visões da floresta tropical e de desenvolvimentos cosmopolitas
Costa Rica - Brasil -Europa. Perspectivas para estudos culturais de contexto
O café nos estudos culturais de Costa Rica e do Brasil: elos e paradoxos
Musa sapientium: Da banana na história cultural e da banana como alegoria
Teatro Nacional de Costa Rica e o patrimônio arquitetônico-teatral das Américas
Costa Rica e Brasil nos estudos musicológicos. Alguns aspectos da cooperação internacional
Lírica, zarzuela opereta e cinema na história da cultura popular urbana: Teatro Popular Melico Salazar
Estudos culturais Colombia/Brasil: Aproximações
Inquisição em contextos euro-latinoamericanos e os judeus portugueses em Cartagena
Afro-americanística e história missiológica em contextos euro-atlântico-pacíficos: Pedro Claver SJ
Ana Cecilia Barrantes de Bermejo: América/España en Repertorio Americano
"Música antiga" na América Latina. Da potencialidade renovadora e releitura interdisciplinar
Patrimônio Cultural Cigano
Consciência latino-americana e análise de discursos e imagens
Cueca. Gênero e paradoxos na consciência da nacionalidade de expressões culturais
Tango. Filosofia e Política da Tanguidade: Releitura de posições essencialistas e pesquisa de situações de instabilidade
Museo Chileno de Arte Precolombino. "Morir para Gobernar: Sexo y poder en la sociedad Moche"
Buenos Aires. Catedral: Flora americana e simbologia cristã. Passiflora incarnata. O Santo Cristo do português Manoel do Coyto e a mística do mosaico
Buenos Aires. Paseo Caminito: Tango e côr na valorização de imagens e bens de áreas degradadas
Montevideo. Auto-consciência e identidade na história cultural das intenções integradoras: 75 anos do Americanismo Musical
Montevideo. Catedral: Encontro de áreas de influência ibérica e história catedralícia. José Custodio de Saa y Faria
Santiago. Catedral: Monumento nacional e relações histórico-culturais com a Europa
La Serena. "Estilo Colonial" à luz das perspectivas integrativas do Cone Sul. Reconsiderações interculturais do Plano La Serena e do "Renascimento Colonial"
Petrohue. Patrimônio natural do Cone Sul e patrimônio cultural. Parques nacionais do Chile
Montevideo/Buenos Aires/Santiago. Comunidades de língua alemã nos países do Cone Sul. História intercultural sob a perspectiva integrativa. Início do século XX
Montevideo. Questões de estudos Alemanha-Brasil. Jornalismo e estudos culturais. Caso: Graf Spee
San Isidro/Buenos Aires. Hagiografia hispânica e identidade comunitária sob a perspectiva integrativa latino-americana: San Isidro Labrador
Puerto Madryn e Buenos Aires. Consciência latino-americana e problemas de consciência: Direito de animais como fator cultural
Porto Alegre. Catedral: Restauração litúrgico-cultural e romanizações na história eclesiástica dos países do Cone Sul. Giovanni Battista Giovenale
Puerto Montt e Puerto Vara. Suíça Chileno-Argentina: 80 anos de "A Bela América do Sul", do Dr. Wilhelm Müller
Arquivos de Buenos Aires
Construção de identidades barriais
Arqueologia urbana
Buenos Aires e o rock
Red Mercociudades
"Espírito Cultural do Mercosul" e Mercosul sob a perspectiva dos estudos culturais
Critérios para o tratamento do patrimônio edificado em países do Mercosul. Reflexões sobre um Documento Base do govêrno de Buenos Aires
Definição ampla de bens culturais e revalorização da vida quotidiana na política patrimonial
Edifícios emblemáticos em países do Mercosul I. Masterplan Teatro Colón
Edifícios emblemáticos em países do Mercosul II. Complexo Cultural Teatro Solís
Abertura de portos na América hispânica e a influência inglêsa na história cultural de Valparaíso
Punta Arenas. Refocalizações da História dos Descobrimentos sob impulsos do Mercosul: Fernando de Magalhães I. Superação de perspectivas nacionais ibéricas e re-construções históricas II. Fontes para estudos indígenas sob enfoques supra-nacionais: Regiões austrais. A. Pigafetta
Fernando de Magalhães no romance histórico alemão dos anos 30 I. "Linguagem dos fatos" e a imagem do "homem heróico" na visão histórica. R. Baumgardt II. Questões de justiça histórica e valorizações na História. O aumento de Conhecimento como critério de valor. Stefan Zweig
Significado histórico-cultural do Cabo de Hornos. 150 anos de "Une Élégie au cap Horn" de Dabadie
Contextos franco-latinoamericanos na história cultural dos Cafés das metrópoles do Mercosul e o "folhetinismo". 150 anos do Café Tortoni de Buenos Aires
Periodismo como objeto de estudos interculturais em contextos do Mercosul. 110 anos de La Prensa
Ruy Farías (Compilación): Buenos Aires Gallega: Inmigración, pasado y presente
História política britânica nas Antilhas e simbólica cultural latino-americana. Estudo de caso: Caribe Inglês, República Dominicana e Brasil
Propaganda, informação e intercâmbio ciêntífico-cultural. Interferências entre a História Política, História da Diplomacia Cultural e a História de Processos Culturais
Mare Nostrum - Lago Nosso. Política do Atlântico dos anos trinta e o seu edifício teórico-cultural
Tegernsee. Ideais paneuropeus sob a perspectiva das relações euro-latinoamericanas: Redirecionamento cultural de conceitos geopolíticos
Barcelona. Crítica musical, pensamento historiográfico nas relações hispano-americanas e conceituação de ciência. A Ilustración Musical Hispano-Americana e Francisco Virella y Cassañes
Panamericanismo e Europa - História cultural em contextos internacionais e história diplomática
Recepção e concerto de encerramento dos trabalhos pelo centenário da III Conferência Panamericana do Rio de Janeiro. Música, Panamericanismo e Europa
Colóquio: Paradigmas em estudos culturais ibéricos e latinoamericanos
Conferência: Música nas Américas. Processos e reciprocidades
Seminário: Espanha, Portugal e América Latina nos estudos culturais
Hibridismo - Instabilidades identificatórias e mecanismos de compensação
Identidade cultural, natureza e sustentabilidade ecológica. Fundação César Manrique, Lanzarote
Ciclo: Fundamentos e ordenação simbólica do sistema colonial
Museologia da migração. Museu do Emigrante Canário, Lanzarote
Deconstruções de construções do Oriente - crítica pós-colonial e o ultrapassar de fronteiras. África do Norte/Mediterrâneo/Atlântico
Conservatório de Música e Artes da Madeira
África islâmica e "África negra" na América Latina - Informações e ações: papel histórico de missionários franceses
Ultrapassar de fronteiras no passado - resgate de escravos islamizados e processo conversor de identidades na esfera luso-atlântica - Reflexões em Funchal
Identidades plurais, estrategias de encontro e judeus na história colonial da América Latina
Auditório de Tenerifa - possibilidades de interpretação e significado atlântico
Atividades em New York: Iniciativa para o inter-relacionamento de estudiosos brasileiros residentes nos EUA e na Europa
New York: The Gates. Reflexões sobre Tempo, Espaço e Matéria no processo criador - Arquitetura, música e dança
Península Ibérica e os estudos da interação de processos transatlânticos e interamericanos. Reflexões em Santander
Escandinávia e os estudos da interação de processos transatlânticos e interamericanos. Reflexões em Oslo
Permanências transatlânticas: consciência européia e americanidade. Reflexões na cidade senhorial de Ponce
Documentação e museologia da música nas relações interculturais latino-holandesas. Interações e cooperações eurobrasileiras
Carnaval no Brasil e no Caribe. Ordem simbólica em contextos de diferentes confissões. Museu do Carnaval de Curaçao
Atividades culturais e de preservação do patrimônio intercultural em Aruba. Encontro no Instituto di Cultura Aruba de Oranjestad
Mascaradas e corporações nas relações interamericanas e transatlânticas. Reflexões em St. Thomas
Análise de processos culturais interamericanos: Latinidade e mundo não-latino
Ciclo e programa de encontros Caribe-Brasil-Europa. San Juan, Puerto Rico
Estudos culturais e ciência da mídia nas relações transatlânticas. Reflexões no Porto da Mídia, Düsseldorf
Ciclo expositivo em seqüência aos trabalhos nos EUA: Processos musicais transatlânticos e tradição muso-filosófica do Ocidente
Pensamento teórico francês da atualidade e história intercultural da filosofia à luz dos estudos transatlânticos/interamericanos
Panamericanismo e Europa - História cultural em contextos internacionais e história diplomática. 100 anos da III Conferência Panamericana do Rio de Janeiro