Academia Brasil-Europa©
de Ciência da Cultura e da Ciência
Akademie Brasil-Europa©
für Kultur- und Wissenschaftswissenschaft

»_português---------»_deutsch---------»_impressum---------»_contato---------»_Brasil-Europa.eu


 

» Academia
» Histórico
» Convite
» Saudações
» Organização
» Cooperações
» Secretariados
» Publicações
» Arquivos
» Eventos
» Cursos
» Projetos
» Revista eletrônica
» Materiais
»_Atualidades

ANCHIETA, BRASIL
Atividades da Academia Brasil-Europa 2007

Viagem cultural
23 de dezembro a 16 de janeiro de 2007

Complexo temático: Estrada Real, Caminho de Anchieta e Imigração (Rotas do Mar e das Montanhas ES)

Participantes: Prof. Dr. A.A.Bispo, Dr. H. Hülskath (A.B.E.), K. Jetz, T. Nebois (I.S.M.P.S.), E. do Rego (I.B.E.M.). Encontro de S. Paulo: Profa. Isolda Bassi-Bruch (Pres. A.B.E.), Dra. Neide Carvalho (assessoria jurídica das organizações, Secretaria de Estado da Cultura)

Projeto e programação: Prof. Dr. A. A. Bispo, com a colaboração da Universidade de Colonia, Alemanha. Antecedentes: seminários e cursos expositivos realizados na Universidade de Colonia em 2006

Objetivos: Atualização de impressões, observação informal de novos desenvolvimentos e renovação de impulsos para o prosseguimento de projetos da A.B.E. e dos institutos a ela integrados (Migração, Poética da Urbanidade, Cultura e Natureza, Processos interamericanos e transatlânticos). Recolha de material fotográfico e de documentos para os acervos e as publicações da A.B.E.

Para maiores informações veja os números da Revista Brasil-Europa-Correspondência Euro-Brasileira (2006:6 e 2007:1)

©Todos os direitos reservados: ABE/ISMPS, 2006/2007

Anchieta. Como a sua designação indica, esta cidade do Espírito Santo define a sua imagem e extraordinária relevância histórico-cultural através do vulto do Pe. José de Anchieta, que ali atuou e faleceu. Constitui, assim, cidade e santuário-monumento de central significado no Caminho de Anchieta e referencial na rêde de aldeias missionárias do primeiro século da cristianização e colonização do Brasil. Essa importância científico-cultural de Anchieta é marcada pelo museu instalado no antigo edifício adjacente à igreja de Nossa Senhora da Assunção (1569) e que conserva objetos da história eclesiástica local e uma coleção representativa de estudos jesuíticos e anchietanos em particular.

Do ponto de vista arquitetônico, o santuário constitui, na sua nobre simplicidade, valioso exemplar da concepção construtiva e dos princípios de disposição urbana dos missionários. Situada, como em outros casos, em terreno elevado próximo às águas, a área edificada da antiga Reritiba não obedeceu certamente somente a princípios estratégicos e pragmáticos. A concepção teológica das construções é que abre o caminho para estudos mais aprofundados.

A.A.B.

 

» retorno: Trabalhos
» zurück: Konferenzen und rezente Arbeiten