Academia Brasil-Europa© de Ciência da Cultura e da Ciência Akademie Brasil-Europa© für Kultur- und Wissenschaftswissenschaft
»_português---------»_deutsch---------»_impressum---------»_contato---------»_Brasil-Europa.eu
Secretariado e centro de estudos na Europa
O sede européia da Academia Brasil-Europa está localizada em Dieringhausen, cidade de Gummersbach-Dieringhausen, na Renânia do Norte/Vestfália, República Federal da Alemanha. Instalada em edifício histórico, construido em 1913 (antiga Villa Wollenweber), a Academia dispõe de salas para conferências, encontros e seminários, auditório, escritórios, biblioteca, arquivo e salas de leitura. Rodeada de árvores centenárias, a Academia oferece a seus membros e visitantes ambiente adequado para a tranqüilidade e a concentração necessárias para estudos. A sede da Academia é próxima da cidade de Colonia (ca. 35 km), com a qual está ligada por estradas de ferro e de rodagem (A 4, direção Olpe).
A região, idílica, cortada pelo rio Agger, é montanhosa, em grande parte coberta de florestas, oferecendo belas paisagens, sobretudo ao redor das várias represas. Vários castelos, cidades e edifícios históricos, moinhos, casas rurais e museus fazem do território do antigo condado de Berg uma região de diversificado interesse cultural.
A Academia Brasil-Europa dispõe de uma biblioteca com considerável número de publicações de significado para estudos de ciências da cultura (ca. 20.000 títulos catalogados). Nela predominam livros referentes à cultura popular, à música, à dança e ao teatro do Brasil, de Portugal e de outros países de expressão portuguesa.
O centro de estudos dispõe também de um arquivo sonoro e musical (ca. 9000 títulos). Os trabalhos de catalogação de partituras, discos, CDs, e de digitalização de gravações encontram-se em andamento.
O centro de estudos dispõe também de coleções de jornais e materiais diversos de interesse para estudos culturais, em particular de um acervo de documentos originais referentes à história da imigração e colonização.
A biblioteca e os acervos da Academia Brasil-Europa são utilizados por seus membros e por estudantes de cursos universitários realizados em colaboração com a entidade. Em casos particulares podem ser colocados à disposição de outros pesquisadores.